Olá,
Uma das palavras que mais repeti naquelas semanas de confinamento, semanas de imensa incerteza e angústia, foi REINVENÇÃO.
Para mim, este conceito nunca foi meramente concetual; é claro que só com capacidade de reinvenção, tanto pessoal como empresarial, podemos almejar sobreviver e prosperar ao longo do tempo e, especialmente, quando o contexto muda.
Apesar disso, o que a pandemia trouxe de novo foi a velocidade com que a reinvenção se teve que efetivar.
O conceito deixou de ser uma abstração teórica para se transformar numa necessidade concreta.
Nessa transformação, uns conseguiram adaptar-se e outros, não. E é por isso que já tantas empresas morreram enquanto que outros, vivendo o mesmo contexto, sobreviveram e até cresceram.
Com tudo isto constatei que a reinvenção só tem valor se associada a outra componente. Sabes qual é?
A agilidade!
Até podemos ter capacidade de reinvenção mas, se não formos ágeis e conseguirmos implementar novos modelos com rapidez, dificilmente sobreviveremos.
Tenho orgulho na Bwizer porque conseguimos reagir muito rapidamente em muitas dimensões, muito graças à abnegação da nossa equipa mas, vou confessar-te uma coisa, a certa altura considerei que não estávamos a ser suficientemente ágeis, apesar de estar a conseguir reagir melhor e mais depressa do que muitas empresas.
Essa constatação fez-me agir, e agir de forma profunda e decidida e iniciámos uma verdadeira revolução…
Sabes o que fizemos?
Conto no próximo email.
🔴 Este texto é uma das partilhas de Hugo Belchior.
8/11/2020