Olá,

Se segue os meus textos, já se terá apercebido que gosto de aprender. Gosto de me educar sobre temas diferentes e, pelo meio, gosto de ir partilhando aquilo que vou aprendendo.

Foi isso que esteve na base do meu projeto www.empreendedores.pt, projeto que já me permitiu contactar com pessoas que nunca pensei conhecer! Ainda recentemente, na Websummit, dei comigo a fazer uma entrevista a uma figura mundial que admiro. Fartei-me de engasgar e nem sei bem o que perguntei, num inglês que se baralhou todo! Mas, sobre esse episódio, contarei algo mais noutro momento.

Hoje, queria ajudá-lo a aprender um pouco mais sobre investimentos e, em particular sobre investimentos imobiliários, até porque comprar casa faz parte do imaginário de muitas pessoas.

Devo dizer que tenho uma opinião particular sobre investimentos imobiliários. Considero que o investimento em habitação própria não é um movimento financeiro adequado para a maioria das pessoas e que, muitas vezes, ganha mesmo a dimensão de catástrofe financeira.

Explico porquê: se pensarmos que, para uma família média, a compra de uma habitação implica uma enorme concentração do seu património financeiro, com a correspondente concentração do risco, a compra desse ativo torna-se menos interessante. Se, a esse risco juntarmos o risco de subida das taxas de juro – atualmente, em níveis historicamente baixos – e a consequente pressão financeira mensal adicional que muitos não consideram quando contraem os empréstimos em momentos de taxas de juro baixa, pior. Por fim, tratando-se de um imóvel, por definição, não é móvel e, num mundo em que cada vez mais nos é exigida mobilidade, essa restrição pode impor-nos limitações estratégicas muito severas.

De todo o modo, reunindo determinadas condições, o investimento imobiliário pode fazer todo o sentido e ser muito rentável. Como tudo na vida, porém, convém estudar um pouco antes de começar a investir neste tipo de ativos, até porque exige meios financeiros que, tipicamente, são avultados.

Seja porque quer saber se faz sentido comprar casa ou adquirir um imóvel para o seu espaço clínico, estou certo de que poderá aprender muito com o meu último entrevistado, o Artur Mariano que, antes dos 30 anos, construiu já um portfolio imobiliário muito relevante.

Para estar a par do que vou fazendo a nível do Empreendedores.pt, sugiro-lhe que subscreva a newsletter respetiva, aqui.

Diga-me o que achou, até porque aposto que aquilo que disse acima, o investimento em habitação própria, é muito diferente da opinião da maioria das pessoas.

PS1. De novo, o link para a conversa com o Artur Mariano, aqui.

 

🔴 Este texto é uma das partilhas de Hugo Belchior – mais info em fisioterapeutaempreendedor.pt
CV: Hugo Belchior é fisioterapeuta, no entanto cedo percebeu que área que verdadeiramente o fascinava e motivava era a Gestão. Atualmente, lidera dois projetos empresariais próprios e outros projetos ligados ao empreendedorismo e gestão.

× How can I help you?