Olá,

Um restaurante pode achar que o seu principal concorrente é o restaurante do lado. Será mesmo assim? Duvido.

O grande concorrente do restaurante é o take-away do Pingo Doce, é a Uber Eats, é a Telepizza, é a pizza congelada que se compra no Lidl, é o concerto a que se foi nessa semana, é o cinema do dia anterior.

Reparemos: come-se fora por uma questão de facilidade operacional, ou por uma questão de interação social. Por outro lado, o dinheiro das pessoas é finito logo, se se gasta numa coisa, não se pode gastar noutra.

Agora pense: será que o concorrente do restaurante A é mesmo o restaurante B, só por ser ali ao lado?

Se alguém gasta o seu dinheiro no cinema, no futebol ou nas férias, terá menos dinheiro para ir jantar fora. Se alguém encontra alternativas competitivas para comer de forma descomplicada, mesmo sem sair de casa, irá menos vezes ao restaurante.

Apesar disso, e de forma pouco lógica, é comum vermos o restaurante A e B digladiarem-se por migalhas. Não seria mais inteligente melhorarem os seus produtos para ir buscar novos mercados, ou para garantir que aquilo que oferecem tem mais valor que as alternativas existentes?

Na fisioterapia, é o mesmo. Com a proliferação de clínicas e “gabinetes”, é fácil pensar que o concorrente principal é o gabinete do lado. Não creio que seja esse o cenário. Pelo menos para já. Talvez seja um dia, quando o mercado for tão maduro que cada novo cliente de alguém é um cliente que se vai “roubar” ao concorrente direto.

Estamos longe disso. Estamos ainda numa fase de crescimento do mercado – não vai durar sempre – em que o grande objetivo de cada um, mais do que se preocupar com o vizinho, deveria ser o de melhorar o seu produto e criar propostas de valor realmente vencedoras para que possam ir buscar novos mercados, aquelas pessoas que nunca compraram fisioterapia. É, seguramente, um mercado bem superior àquele que já comprou fisioterapia alguma vez.

O que está a fazer para melhorar o seu produto e para criar um negócio realmente interessante?

 

🔴 Este texto é uma das partilhas de Hugo Belchior – mais info em fisioterapeutaempreendedor.pt
CV: Hugo Belchior é fisioterapeuta, no entanto cedo percebeu que área que verdadeiramente o fascinava e motivava era a Gestão. Atualmente, lidera dois projetos empresariais próprios e outros projetos ligados ao empreendedorismo e gestão.

× How can I help you?