Qual é o papel de um líder em tempos de crise?

Antes de mais, temos de compreender qual é o papel que um líder desempenha normalmente numa organização.  O líder tem a missão de envolvercativar e inspirar as pessoas para o propósito da organização.

Em tempos de crise, como aquele em que vivemos atualmente, liderar não é uma tarefa fácil. Os líderes têm sido obrigados a tomar decisões difíceis, decisões essas com um peso financeiro e/ou humano, muitas vezes, impensáveis.

O que é certo, é que não há como fugir à mudança e os líderes têm de ter a capacidade de alavancar a reinvenção das organizações e das pessoas que a constituem.

Num estado de crise, o objetivo principal de um líder deve ser o de estar próximo das pessoas. Demonstrar que se importa com a sua equipa, proporcionando apoio e orientação para que, em conjunto, possam encontrar e definir um novo caminho.

Num momento em que começamos a dar os primeiros passos rumo a uma nova normalidade, os líderes não podem cair no erro de se focar apenas no presente. Têm de desenhar uma visão e estratégia para o futuro. Têm de identificar as oportunidades e pensar em novas formas de continuar a atrair e oferecer valor aos seus clientes.

 

Como ser um líder bem-sucedido?

Tudo depende da sua capacidade de resiliência.  Em seguida, apontamos 5 atitudes comummente apresentadas em líderes que levaram as suas organizações ao sucesso, em tempos de crise:

1. Liderar com o coração e razão: Os líderes resilientes são genuínos, sinceros e demostram empatia pelos seus colaboradores, clientes e fornecedores. Simultaneamente, são capazes de tomar decisões difíceis e racionais para proteger o desempenho e sobrevivência da organização.

 2. Colocar em primeiro lugar a missão da empresa: Os líderes resilientes são capazes de estabilizar a organização e procurar novas soluções e oportunidades, apesar das dificuldades sentidas.

3. Agir com rapidez: Líderes resilientes são decisivos e corajosos. Agem com base em informações incompletas ou imperfeitas, tendo perfeita noção de que a velocidade de ação é essencial.

4. Controlar a narrativa: Líderes resilientes controlam a narrativa, com a máxima das transparências, e inspiram os outros a ser perseverantes.

5. Pensamento a longo prazo: Líderes resilientes mantêm-se focados no futuro, antecipando novos modelos de negócio. São inovadores!

× How can I help you?