Olá,

Talvez não tenhas dado conta, mas andei em silêncio, um silêncio quase absoluto nos últimos meses.

Este email é, por isso, muito especial para mim. Sinaliza o regresso a uma maior normalidade, já que tinha o hábito de comunicar frequentemente com várias pessoas que, por uma via ou por outra, tinham decidido escutar aquilo que ia partilhando.

A partir de agora, conto retomar a frequência e consistência das minhas partilhas, com o espírito de sempre: contribuir, por pouco que seja, para a evolução de quem está desse lado.

De todo o modo, antes de avançar, quero fazer votos para que estejas bem e para deixar desde já um abraço fraterno caso alguma coisa mais grave tenha acontecido.

 

Quanto a mim, afinal porquê este silêncio tão longo?

Por 3 razões fundamentais.

Primeiro, porque quando tivemos que entrar em confinamento, tomei uma decisão clara, logo nos primeiros dias: dar o máximo que pudesse à comunidade. Isso levou a muitas participações minhas em webinars em Portugal e outros países, vídeos praticamente diários, entrevistas a muitas pessoas e, até, a criação de um grupo no Facebook, o Fisio Launch FREE.

Tudo isto foi feito à volta de um lema que talvez recordes: #resistimosjuntos.

Ora, foi tanta a produção de conteúdo e tantas vezes “apareci” que, a certa altura, quando as coisas estabilizaram, eu próprio estava já farto de me ouvir e, para além disso, estava cansado daquele processo. Era chegado o tempo de recolhimento.

Segundo, porque para além da necessidade de maior silêncio, vivi uma situação familiar bastante grave e isso retirou-me foco e capacidade de produção. Durante algumas semanas ficou totalmente impossível produzir conteúdo e partilhá-lo. Talvez um dia fale mais disso.

Terceiro, porque depois de tanto foco no contributo para a comunidade, era chegada a hora de me voltar ferozmente para os meus próprios projetos empresariais, numa primeira fase com foco na sobrevivência e depois, com foco na transformação e crescimento futuro.

Têm sido meses francamente duros mas também, devo dizer, dos mais estimulantes do ponto de vista intelectual que alguma vez vivi.

Tenho feito coisas que nunca tinha feito, coisas que já não fazia há anos e outras que passei a fazer de forma radicalmente diferente.

Vou partilhar algumas das coisas que tenho aprendido porque, estou convencido, poderão ser muito úteis a mais pessoas.

🔴 Este texto é uma das partilhas de Hugo Belchior.

6/11/2020

× How can I help you?