Olá,

Os tempos de confinamento, ainda que pessoalmente muito penosos e empresarialmente muito angustiantes, tiveram um lado muitíssimo positivo. Consegui dedicar tempo para pensar profundamente em muitos aspetos do meu negócio.

Esse exercício de reflexão foi feito com objetivos bem claros. O primeiro dos objetivos era o de garantir a sobrevivência da minha empresa. O segundo, garantir que sairíamos da crise uma empresa mais forte do que antes, condição que seria necessária para podermos voltar a crescer.

O processo está longe de terminar e a crise longe de passar, porém, os objetivos estão a ser atingidos porque não apenas continuamos vivos como somos hoje, em várias dimensões, uma empresa muito mais forte e preparada para vencer a adversidade. Numa palavra, tornámo-nos mais ágeis.

Vou dizer o que fizemos; talvez te seja útil:

  • Definimos, por escrito, os princípios que considerámos mais relevantes, para garantir que todos estávamos alinhados. Os princípios traduzem aquilo que se considera ser mais crítico, são a bússola que nos guia, é a forma como queremos viver;
  • Fizemos uma análise SWOT muito detalhada e que envolveu TODOS os colaboradores, sobretudo na identificação dos nossos pontos fortes e fracos;
  • Catalogámos cada um desses inputs, para melhor os podermos analisar e para percebermos o peso de cada categoria;
  • Cruzámos Pontos Forte e Fracos com as Oportunidades e Ameaças que formos identificando no mercado, identificando estratégias de intervenção;
  • Catalogámos e priorizámos essas estratégias de intervenção, à volta de 4 áreas principais;
    Definimos os objetivos fundamentais a atingir nas 4 áreas prioritárias;
  • Ajustámos a estrutura da empresa em conformidade com os objetivos identificados e a SWOT apurada.

Isto, que descrevi aqui em 7 pontos, demorou várias semanas a ser feito. Durante esse tempo, só quase me concentrei nisto.

É claro que só me foi possível fazê-lo porque o resto da equipa ia conseguindo gerir o dia a dia, porém, foi dos trabalhos mais importantes que fiz nos últimos anos.

Desde então, estamos a seguir o plano que dali emergiu e está a ser um trabalho exigente mas bastante recompensador.

Já lhe disse que adoro gerir e que nada me entusiasma mais do que um bom problema para resolver? 😊

 

E foi justamente um outro problema que a certa altura quis resolver que me levou a fazer algo que nunca tinha feito e que levou a uma mudança grande na nossa forma de trabalhar.

No próximo email explico em que consistiu isso e prometo que se seguires o mesmo processo, também vais tornar-te mais ágil.

 

🔴 Este texto é uma das partilhas de Hugo Belchior.

12/11/2020

× How can I help you?