Já referimos que um dos principais ingredientes para o sucesso de qualquer empresa são as equipas que as constituem. Cada vez mais surgem evidências que realçam a importância de termos colaboradores felizes.
Mas antes de mais, convém clarificar o conceito de felicidade em contexto laboral. Um colaborador feliz é aquele que é valorizado pelos seus superiores e cujo trabalho é relevante e fundamental para o progresso da empresa. Parece algo fácil de se alcançar, porém, muito frequentemente, nos deparamos com colaboradores que se sentem desvalorizados.
Quando o foco é exclusivo nos resultados e quando se descura quem realiza o trabalho efetivamente, surge o descontentamento. A segurança financeira e a estabilidade profissional fazem, sem dúvida, parte da lista de desejos de qualquer trabalhador. No entanto, não nos podemos esquecer de oferecer constantemente oportunidades para que as pessoas possam colocar em prática os seus conhecimentos e, obviamente, continuar a aprender e evoluir.
Ser feliz no ambiente de trabalho implica, não só que o trabalhador gosta daquilo que faz, como também se identifica com a própria empresa. Quando os colaboradores estão felizes, investem muito mais nos objetivos da instituição e o grau de envolvimento é também maior. Estão mais atentos às necessidades dos clientes, assim como procuram satisfazer essas necessidades de forma eficiente. Colaboradores felizes traduzem uma empresa altamente produtiva e proficiente.
E as vantagens não se ficam por aqui. Uma equipa feliz é uma equipa mais saudável e com uma maior rede de suporte e de entreajuda. A inspiração e o ato de pensar fora da caixa fluem com uma maior facilidade, fazendo da inovação uma característica intrínseca da empresa pela qual vestem a camisola.
Para promover a felicidade no ambiente de trabalho, basta que se tenha em atenção as necessidades dos trabalhadores, que se afiram os seus gostos e que se aposte na sua formação e crescimento pessoal e profissional. É algo que requer algum esforço e dedicação, mas garantimos que vai valer a pena. Na verdade, vai valer o sucesso da sua empresa.